Falar sobre a geração de raio laser nas máquinas de CO2 pressupõe monitorar dois fatores envolvidos: a corrente de alimentação e a temperatura interna do tubo laser.
Para entendermos melhor a dinâmica do calor gerado nesse processo, vamos relembrar alguns conceitos da Termologia¹, usando como exemplo o comportamento das moléculas no ponto de ebulição da água. Quando fria, as moléculas da água se encontram em repouso ou com baixa agitação, entretanto, assim que é aquecida, à medida que vai ganhando temperatura, as moléculas começam a se agitar até um ponto em que estão muito aceleradas, gerando atrito e calor (ebulição).
Processo semelhante ocorre na geração do raio dentro do tubo laser onde elétrons, motivados pela excitação da corrente, saltam entre as órbitas do átomo gerando calor que, dependendo da faixa alcançada, prejudica o seu desempenho. Por exemplo: se a temperatura se mantiver acima de 26º C, o tubo começa a perder eficiência (engrossando o foco) , já acima dos 29º C aumenta-se consideravelmente o risco de trinca, inutilizando-o ou extinguindo a sua garantia, quando há.

Daí a importância do chiller adequado para manter o equipamento operando em faixas seguras de temperatura. O problema é que nem todos os chillers disponíveis do mercado podem garantir esse controle pois a maioria deles não possuem um sistema de resfriamento eficiente ou nem mesmo tem), muitos apenas circulam a água e são comercializados como soluções viáveis e padronizadas de resfriamento. Na prática, são vistos inicialmente como “mais econômicos” por serem mais baratos mas além de serem tecnicamente deficientes, necessitam operar em ambientes refrigerados ou climatizados (com temperaturas bem baixas), e requerem supervisão constante do (fluxo de água e da temperatura) para que não passe dos 30º C.

Assim, o chiller ECNC foi projetado para contornar esses problemas e oferecer segurança real aos equipamentos de corte a laser de CO2. De imediato, ele dispensa o ambiente refrigerado (e seus custos indiretos) por ser dotado de compressor interno de resfriamento, ajustado ao clima tropical; também conta com sistema de monitoramento de fluxo da água, que em conjunto com a controladora (IHM), pausa o equipamento quando detecta falta água, preservando o tubo laser; e obviamente um sistema de monitoramento de temperatura que condiciona o trabalho a uma temperatura máxima de 25º C, aumentando a longevidade do tubo laser e minimizando possíveis danos a ele.
Máquinas de corte a laser por CO2 continuam sendo um ótimo investimento para atender diversas áreas de negócio, entretanto, os pontos abordados aqui são de extrema importância para o trabalho fluir bem. As soluções ECNC são consolidadas. Somos fabricantes brasileiros e atuamos há 18 anos na área, oferecendo aos nossos clientes toda assessoria necessária durante o ciclo de aquisição de nossas soluções, de forma gratuita e vitalícia. Saiba mais, entre em contato com a gente!
¹ Ramo da física que estuda os fenômenos relacionados ao calor, temperatura
mudanças de estado físico, estudo dos gases, dilatação térmica, etc.
Qualidade a um preço justo é com a gente aqui da ECNC.
Compre agora mesmo nosso chiller em: https://ecncinovus.mercadoshops.com.br/

Uma CNC com um chiller de 5000 consegue trabalhar até quantas horas ininterruptos?
Pode trabalhar 24 horas sem interrupção
Quanto de água usar para abastecer?
20 litros de água no ch-5000