ECNC

Como saber qual equipamento atende a minha necessidade?
Nós ajudamos você!

Preciso de um equipamento para cortar materiais não metálicos tipo acrilico, mdf, tecido, tnt e ainda preciso que faça gravação nesses materiais além de gravar em metais. Então você precisa de uma máquina de corte e gravação a laser de CO2.

Agora se você precisa de uma máquina para gravar metais sem aditivo, brindes em grandes quantidades em aluminio anodizado ou aço inox, aí você precisa de uma máquina de gravação de fibra, ou fiber laser.

Se precisar cortar acm, pvc, mdf e madeiras em geral com 15mm ou mais ou até mesmo usinar aluminio aí nós indicamos a router cnc.

Agora se a sua necessidade é cortar chapas de aço carbono, inox e aluminio para alta produção você vai precisar da nossa F-1530.

Corte e gravação a laser de CO2

Máquinas de corte a laser e gravação a laser (também conhecidas como cortadora a laser ou router laser) são os modelos mais versáteis pois cortam e gravam uma infinidade de materiais. Podem fazer gravação inclusive no metal com o uso de um spray aditivo que você pode conferir nesse video aqui.

Explicando de maneira bem resumida, essas máquinas utilizam um tubo laser de vidro com uma mistura de gases interna que gera a luz laser, invisível a olho nu. Essa luz é transmitida por espelhos até a caneta de corte onde fica uma lente colimadora que concentra o foco do laser que até então mede em torno de 5mm para um diâmetro centesimal concentrando todo o calor num ponto muito pequeno que permite o corte ou a gravação. Essa lente possui uma distância focal, que seria o ponto ideal de colimação do laser, no caso 63,5mm nas nossas máquinas.

Segue abaixo uma tabela do que é possível cortar e gravar nesse tipo de máquina:

MateriaisCortaGrava
AcrilicoAté 15mmSim
MDFAté 9mmSim
CouroAté 5mmSim
PapelSimNão
Borracha de carimboSimSim
TecidoSimSim
TNTSimNão
FeltroSimNão
E.V.AAté 15mmNão
XPSAté 25mmNão
Vidro e espelhoNãoNão
Mármore, granito e azulejoNãoSim
Aço inox e aluminioNãoCom aditivo

Então se uma máquina de corte e gravação a laser te atende, você só precisa escolher o tamanho que atende ou o orçamento disponível.

Gravação a laser de fibra

Máquinas de gravação a laser, marking machine ou galvanométricas tem o funcionamento um pouco diferente das máquinas de co2. Nesse modelo o laser é gerado por um circuito de estado sólido enclausurado dentro de uma fonte que é transmitido via cabo de fibra óptica até a lente colimadora. Nesse modelo a distância focal é de 160mm, com isso ela acaba se tornando uma gravação mais dinâmica, pois é possível gravar com mais velocidade já que o conjunto mecânico é bem mais leve. Porém nem tudo são flores pois nesse modelo não é possível cortar materiais.

Outra característica do laser de fibra é que ele funciona apenas com metais, pedras(cerâmica e porcelana também) e alguns tipos de plásticos. Não é necessário o uso de aditivos aqui, além disso a velocidade de gravação chega a ser 10 vezes mais rápida que na laser de co2.

Router CNC

Essa é a famosa “máquina cnc”, router cnc ou só fresadora. Esse tipo de máquina ficou muito famosa quando começou a disseminar no Brasil a algumas décadas atrás pelas usinagens em 3D de baixo custo em tábuas de carne e relógios de parede. Hoje esse tipo de equipamento é utilizado em larga escala para fabricação de móveis, peças decorativas super trabalhadas, usinagem 3D em plásticas e metais para indústria e até moldes para a indústria automobilística como nossa grande Tarso Marques, mestre customizador brasileiro.

Seu funcionamento é muito similar ao de uma laser de co2 porém aqui a ferramenta é uma fresa que é acionada por um spindle e faz o processo de corte. Hoje existem milhares de tipos de fresas no mercado para fazer qualquer tipo de trabalho. 

Esse é um equipamento muito dinâmico pois é possível cortar acrilicos de 1mm até peças de aluminio somente colocando a fresa ideal para cada tipo de material. Em contrapartida seu acabamento apesar de excelente ainda se limite a cantos arredondados, diferente de uma laser por exemplo. Claro que cada equipamentos tem seus diferenciais e vantagens.

Corte de metal

Máquinas para corte de chapas de aço são equipamentos de alta produtividade, com fonte laser de fibra similar às máquinas de gravação porém com potência inicial de 500w. Esses equipamentos possuem um chassis super reforçado que permitem trabalhar com altíssima velocidade mesmo se tratando de um equipamento de grande porte. Além disso possuem um sistema de foco automático que só é possível no metal e permite que a chapa tenha variação de altura sem ter problemas com o corte. No passado tivemos modelos com laser de co2 de baixo custo, porém esse tipo de equipamento não entregava um resultado sólido para trabalhos contínuos, por isso acabou saindo rápido do mercado.

 

×